fbpx
TOP
Image Alt

Ilha da Culatra

Ilha da Culatra

A Ilha da Culatra faz parte do conjunto de Ilhas barreiras que traçam a Ria Formosa

Pertencente ao concelho de Faro (União das Freguesias de Faro – Sé e São Pedro), situada na Ria Formosa, encontra-se em frente à cidade de Olhão, local onde podemos apanhar o barco para chegar até esta Ilha.

A Ilha da Culatra faz parte do conjunto de Ilhas barreiras que traçam a Ria Formosa, juntamente com as Ilhas da Barreta (Ilha Deserta), Armona, Tavira e Cabanas.
Uma Ilha que abriga cerca 1000 habitantes onde, na sua maioria, dedicam-se à vida piscatória e ao turismo.

Esta Ilha é formada por três núcleos populacionais, a própria Culatra, que acolhe um povo predominantemente pescador e mariscador e, na época balnear, muitos turistas e, ainda os Hangares e o Farol, que no verão também se tornam berço para muitos turistas.

Esta Ilha é constituída por uma larga costa com cerca de 6km de comprimento e uma largura que varia entre os 100m a 900m dependente da maré. Ao longo da costa é possível caminhar-se desde a Culatra até ao núcleo do Farol, enquanto apreciamos e, quem sabe, mergulhamos nas suas águas limpas e transparentes.

Conta-se que, inicialmente, esta Ilha servia de refúgio para pessoas com hanseníase (mais conhecido por lepra) e outras doenças contagiosas. Deste modo, diz-se que os sobreviventes formaram então o povo e a cultura Culatrense.

No ano de 1918, devido à 1ª Guerra Mundial, iniciou-se a construção de um Centro de Aviação Naval direcionado para a guerra antissubmarina. Apesar da sua finalidade, este Centro apenas foi utilizado como infraestrutura de apoio ao campo de tiro da marinha que ali se encontrava.

A Culatra tem vindo a desenvolver-se cada vez mais, atraindo assim uma quantidade estrondosa de turistas que trocam as suas cidades por esta Ilha. Dotada de imensos Restaurantes onde podemos provar a comida típica do Algarve, como peixe assado, caldeirada, arroz de marisco ou lingueirão, uma escola que assegura o ensino até ao 6º ano, um centro social, um posto de correios, uma enfermaria e, mais recentemente, uma pista de aterragem para helicópteros.

Ao contrário da Ilha do Farol, a costa da Culatra é um pouco mais distante, demorando-se cerca de 20 minutos desde o local onde se desembarca até à costa.

Se procura paz e tranquilidade, longe do stress da cidade, a Ilha da Culatra é a escolha perfeita. No entanto, se preferir apenas conhecer esta Ilha apenas durante umas horas, pode aproveitar o passeio «Volta às Ilhas» proporcionado pelos Passeios Ria Formosa, deste modo, não acaba por conhecer apenas a Ilha da Culatra como também a Ilha do Farol, dos Hangares e a Ilha da Armona, sendo que é na Culatra que ocorre a paragem para almoço.

Subscreva à nossa Newsletter