Partida - Cabanas de Tavira
Descrição
Passeio de 1h pela Ria Formosa com paragem de 15 minutos numa praia deserta.
Duração:
Preço:
Pontos de interesse
- Ilha de Cabanas
- Ilha de Tavira
- Viveiros de berbigão e amêijoa
- Fauna da Ria Formosa
- Flora da Ria Formosa
- Canais de navegação de Ria
- Zona das Quatro Águas
- Salinas
- Ilha de Cabanas
- Passadiço da Av. Ria Formosa
- Igreja de Nossa Srª do Mar
- Forte de S. João da Barra
- Tavira
- Ilha de Tavira
Itinerário
- Partida de Cabanas
- Barra de Tavira
- Ilha de Tavira
- Quatro Águas
- Ilha de Cabanas (paragem de 15min)
- Regresso a Cabanas
Reservar
Galeria de fotos
Rota do Sal
Desfrute de um passeio curto mas extremamente rico, entre Cabanas de Tavira e a barra de Tavira, passando pelo canal das Quatro Águas e com uma curta paragem na Ilha de Cabanas, também conhecida pelos antigos como “Ilha da Abóbora”.
Pensa-se que a ilha actual se terá formado como um prolongamento da Ilha de Tavira desde o século XVII até ao século XX. O forte de São João da Barra, visível da ilha, foi construído em meados do séc. XVII para proteger o acesso por mar a Tavira onde estaria nessa época o ponto máximo de crescimento do cordão dunar.
Este ter-se-à continuado a prolongar nos séculos seguintes chegando já no séc XVIII o ponto máximo a constar já para leste do forte, na direcção de Cacela. Obras mais recentes nas barras e molhes, já no séc. XX fizeram com que os movimentos de sedimentos se alterassem, mudando a configuração da ilha para aquilo que é hoje.
- Cabanas de Tavira:
Vila piscatória com uma zona ribeirinha reabilitada com um novo passadiço de madeira que percorre a vila de uma ponta à outra, passando por inúmeros cafés, restaurantes e lojas de artesanato.
Cabanas está intimamente ligada à pesca do atum desde a sua origem. Em 1734 iniciaram a armação do atum, o que originou a criação das primeiras cabanas para a recolha dos apetrechos de pesca e para abrigo dos pescadores. Durante mais de 20 anos as cabanas foram apenas residência sazonal. Só em 1757/58 é que alguns pescadores construíram casas permanentes.
Tem 1181 habitantes permanentes, número que aumenta muito no Verão com o fluxo turístico.
A comunidade ainda se dedica à pesca, contribuindo para o enriquecimento da gastronomia local. Mas apoia-se cada vez mais no forte fluxo turístico. Oferece aos visitantes um rico património natural e uma diversificada oferta de alojamentos e restaurantes.
Ilha de Cabanas – lado sudoeste, praia deserta. Uma das praias do sotavento algarvio mais requisitadas devido à sua localização, em frente a cidade de Cabanas de Tavira e facilidade de acesso através dos barcos carreira ou aqua-táxis.
Ilha de Tavira – eleita uma das melhores praias da Europa, o percurso entre ria e praia é envolvido pelo parque de campismo e por diversos restaurantes e bares.
Praia Deserta – acessível apenas por barcos privados ou aqua-táxis, a praia deserta da ilha de cabanas é uma das praias prediletas de quem pertende fugir à multidão sazonal e/ou passear por entre o Parque Natural da Ria Formosa e toda a a sua biodiversidade.
Tavira – cidade dividida pelo rio Gilão, ladeado por comércio e restauração, e por um centro histórico rico em vestígios arqueológicos fenícios e islâmicos, conventos com marcas dos períodos góticos e manuelino, as igrejas renascentistas e ermidas barrocas.
Transfers
Se estiver de férias e não conseguir transporte até ao local de embarque do seu passeio, a nossa equipa assegura o seu transporte, sob um custo adicional.