Partida - Fuzeta
Descrição
Conheça praias paradisíacas num passeio pela Ria Formosa, com paragens na praia e num local de interesse.
Não há 2… sem 3. Melhor do que os passeios de 1 e 2 horas, só os passeios de 3 horas de duração! Na Ria Formosa, todos os minutos contam: a experiência e simpatia dos nossos skippers ajudam-no(a) a desfrutar de uma viagem personalizada, com vistas espectaculares e alguns detalhes e curiosidades sobre a fauna e a flora locais, bem como a história e a cultura dos povos do litoral algarvio.
Duração:
Preço:
Pontos de interesse
- Igreja Matriz da Fuseta
- Antigo Edifício de Socorro a Náufragos
- Porto de Pesca da Fuseta
- Zona Ribeirinha
- Salinas
- Torre de Bias
- Viveiros de ostras, berbigão e amêijoa
- Praia da Ria
- Praia da ilha da Fuseta
- Barra natural
- Praia do Homem Nú
Itinerário
- Partida da Fuzeta
- Reserva do Parque Natural da Ria Formosa
- Ilha de Armona
- Barra da Armona (paragem de 30min)
- Ilha da Culatra (paragem de 30min)
- Regresso à Fuzeta
Reservar
Galeria de fotos
Rota da Culatra
Divirta-se enquanto aprende e conhece mais sobre duas das ilhas principais no ecossistema da Ria Formosa, a Armona e a Culatra. Um passeio que parte da vila piscatória da Fuzeta, em direcção à Ilha da Armona, onde faremos uma paragem na Barra, de aproximadamente 30 minutos. O ideal para um mergulho ou para um snack rápido, num dos restaurantes locais. Em seguida, fique a conhecer a Ilha da Culatra, uma ilha onde se concentra ainda hoje um dos maiores núcleos de pescadores do Algarve, com fortes tradições ligadas à pesca mas também religiosas (procissão de Nª Srª dos Navegantes) e gastronómicas.
- Fuzeta:
Inicialmente era um aglomerado de cabanas onde os pescadores guardavam os utensílios ligados à pesca. Foi inicialmente conhecida por “Fozeta” (diminutivo de foz) devido ao facto de ali desaguar o ribeiro do tronco. Deste facto deriva o nome actual da vila.
É hoje uma vila com cerca de 1900 habitantes, e com elevada utilização sazonal das habitações. Ainda conserva muitas habitações características desta zona do Algarve, de forma cúbica, rematadas por açoteias e chaminés de balão. Até 2010 existia um conjunto de casas de utilização não permanente na ilha da Fuzeta. Mas as tempestades do Inverno desse ano destruíram todo o casario, que se encontrava localizado numa zona com elevada vulnerabilidade a galgamentos. Na ilha, agora, existem apenas alguns snack-bares abertos no Verão.
A atividade principal continua a ser a pesca e os seus derivados, mas a proximidade das praias e da Ria tem levado ao aumento do sector turístico. O parque de campismo acolhe centenas de visitantes no Verão, tal como hotéis e residenciais que envolvem a vila.
- lha da Armona:
Tem cerca de 9 km de comprimento, largura máxima de 1400m na extremidade SW e um longo cordão dunar frontal de 8 a 9 m de altura robusto e bem vegetado até à zona da Fuzeta. A deposição de sedimento a ocidente é um fenomeno único em todo o sistema da Ria Formosa e contribui para o estreitamento da Barra da Armona. A ocidente fica a parte mais larga da ilha onde se encontra a povoação da Armona, formada por pescadores e mariscadores. A maior parte das habitações servem hoje para férias dos proprietários e/ou para alugar no período de Verão.
- lha da Culatra:
Possui 7km de comprimento. A população inicial veio , perto de 1880, de vilas vizinhas e dedicava-se à pesca por armações para a pesca de sardinha. A ocupação, atualmente com cerca de 1000 habitantes e 350 casas, deu-se neste local por ser uma zona estratégica relativa à pesca. Habitavam casas com paredes de madeira e telhados de colmo.
Transfers
Se estiver de férias e não conseguir transporte até ao local de embarque do seu passeio, a nossa equipa assegura o seu transporte, sob um custo adicional.